24 janeiro 2010

Quer conhecer a Áustria?



por Michaela Pircher
Curso de Português 3

Apfelstrudel, Kaiserschmarren, Wiener Schnitzel, Tafelspitz… A culinária da Áustria é muito diversificada e tem influências de várias regiões, que antigamente faziam parte do nosso país. Tais como a Hungria, a Boêmia, a República Tcheca e a Eslováquia.
Dessa origem, são sobretudo os famosos “Mehlspeisen” – tortas, massas folhadas, bolos e bolacha – que são uma delícia!

A comida em geral consiste só de poucas frutas e legumes e verduras por causa do nosso clima muito frio. Por isso, no cardápio austríaco temos muitos pratos com um tipo de carne, sendo a carne de porco a mais comum. O "Schweinsbraten" por exemplo é um grande pedaço de carne de porco assado no forno junto com a pele. Quando o assado estiver pronto, a crosta está bem crocante e gostosa.

O prato principal geralmente é acompanhado de arroz, batatas ou “Knödel” – uma forma de bolinhas feitas de pão, ovos, farinha e leite e cozido em água quente. Outra especialidade é o "Gulasch", prato tradicional proveniente da Hungria e também comum na Àustria, sendo preparado num caldo de carne picada de pimentão vermelho, é servido com os “Nockerl”. Eles se parecem como nhoques e são feitos de farinha de trigo, ovos, água ou leite. Embora a Áustria seja um país muito pequeno, na sua culinária notam-se até diferenças regionais. Uma prato típico da Estíria, por exemplo, é o "Kernöl". Trata-se de um óleo feito de sementes de abóbora, tem uma cor muito escura e serve para preparar todo tipo de salada.

Uma tradição bem cultivada é a de comer lanches entre as refeições principais ou na hora do jantar. O famoso “Leberkäse", por exemplo, consiste de uma massa parecida ao conteúdo de uma salsicha ou uma espécie de bolo de carne, servido em fatias, que são esquentadas no forno. Também existe uma grande variedade de "Wurst "(salsichas e linguiças) ou presuntos, que se costuma comer junto com pão preto, com queijo, pequenos pepinos e outro tipo de legume conservado em vinagre.

O vinho e a cerveja são consideradas as bebidas nacionais. O "Almdudler" é o refrigerante feito de ervas alpinas. Se vier à Áustria, nao deixe de experimentar nossas especialidades!

20 janeiro 2010

Áustria e Austrália



por Sebastian Kristic
Curso de Português 2




Muitos se confundem, mas a Áustria é um país onde não vivem cangurus. Pelo contrário, a Áustria é conhecida por sua belíssima paisagem. Aliás, 60% do território austríaco é composto por montanhas. Nesta área existem muitos parques e reservas florestais onde vivem corças, raposas e dez ursos, mas nenhum canguru. Os dois países não têm nenhuma coisa em comum. A Austrália é um país pequeno no outro lado do mundo, no Oceano Pacífico. É um país muito grande. A Áustria é um país muito pequeno, localizado no centro da Europa e não é conhecido pelos cangurus, pelo contrário, por seus lagos bonitos e como um país voltado ao turismo, especialmente para o esqui. O clima para os dois países é diferente também.

No inverno o clima da Áustria é frio, no verão, ameno. Na Austrália, no centro do país faz muito calor e no litoral sul, o inverno é ameno. A Austrália é um país colonizado pelos ingleses, por isso, a língua é o inglês, mas ainda há nativos lá - os aborígenes. A língua oficial da Áustria é o alemão, mas também se falam muitos dialetos aqui. Nem a cultura nem a gente dos dois países têm aspectos em comum. Então, não existe razão para esta confusão.

19 janeiro 2010

Eu adoro o meu país!

por Simon Ebner - Curso de Português 2

Áustria é um país pequeno, cercado pelos Alpes. Faz fronteira com a Suíça, Alemanha, Itália, República Tcheca, Eslovênia e Hungria. O clima é mais frio do que quente e as pessoas são
amigáveis, mas às vezes têm medo dos estrangeiros. A paisagem é muito montanhosa. A Áustria tem principalmente vacas e „NO cangaroos“. A Áustria também não tem ligação com o mar e não há surf neste país sem litoral. As montanhas locais são famosas para esquiar. A Áustria, com certeza, é um país maravilhoso, com muitos aspectos magníficos para ver, especialmente, as montanhas, que são surpreendentes para os turistas, e também algumas das cidades como Salzburgo e Viena que são únicas no mundo. Eu gostaria de recomendar mais a Áustria para desfrutar de sua beleza deslumbrante.
A Austrália é muito diferente da Áustria. A Austrália é uma grande ilha, mais ou menos, e tem ligação com o mar em todas as direções. A Austrália tem muitos cangarus e também muitas áreas desérticas. A Austrália não tem montanhas tão grandes como na Áustria. Por isso, eu adoro a Áustria, tenho grande paixão pelas montanhas altas, adoro escalar e todos os esportes nas montanhas.

18 janeiro 2010

Áustria e Austrália




por Johanna Enzenhofer - Curso de Português 2
Muitos se confundem, mas a Áustria é um país onde não vivem cangurus. Pelo contrário, na Áustria há muitos campos verdejantes onde vivem vacas. Austríacos sãoo mimados porque tem leite fresco e bom. Tem também algumas galinhas, que podem dar-nos ovos. Na Austrália, o clima é diferente. Tem o deserto e um clima seco. Na Áustria, especialmente, em Salzburgo chove frequentemente. Esta é uma vantagem, porque a natureza é verde e fértil, crescem os verduras legumes, assim a agricultura é um bom rendimento para muitos agricultores, mas é também há uma desvantagem, também porque o sol não brilha todas dias é preciso uma sombrinha ou um guardachuva. Na Austrália, as fazendas são maiores que as da Áustria. A Austrália é uma ilha no oceano. A Áustria é um país pequeno que fica no centro da Europa. As línguas são também diferentes. Na Áustria fala-se o alemão, na Austrália fala-se o inglês. As criancas são educadas em casa, porque o país é muito grande e não tem possibilidade de ir na escola, porque o caminho é longo demais. Ao contrário, na Áustria há muitas outras tradições que na Austrália. A Austrália foi ocupada por europeus. Os aborígines haviam sido perseguidos por muito tempo. A Austrália tem um consumo energético enorme. A Áustria possui um consumo energético reduzido. Estas são algumas das características desses dois países tão distintos, mas que se confundem por ter um nome muito semelhante.

12 janeiro 2010

A culinária austríaca



por Lisa Haider e Christoph Huber

A culinária da Áustria é diversificada, tem influências de outros povos, como da Hungria, da República Tcheca, da Itália...
Os pratos típicos mais conhecidos da Áustria são:
-Bife à Vienese
-Nockerl de sêmola ou de requeijão
-Sopa com panqueca cortada
-Assado de porco
-Almôndega
-Chucrute com salsicha de porco assada
-Frango grelhado com batata frita
-Salada de batata

Topfennockerl é um prato doce, uma sobremesa, feita de requeijão, açúcar, iogurte e gelatina. Muito típico também são os “strudel”: o strudel de maçã (Apfelstrudel) e de requeijão (Topfenstrudel). A verdadeira massa do strudel é tão fina como um guardanapo. É recheado com maçã ou requeijão e depois assado no forno.
O assado de porco é um pedaço de carne de porco assado no forno por duas ou três horas. Come-se com um tipo de almôndega (feito de pão com leite e ovo), com batatas assadas, salada de rabanete branca forte e salada de repolho. O assado de porco é um prato muito gorduroso e forte, por isso, recomenda-se beber uma cachacinha típica: aguardente de apricot ou ameixa preta.
Pratos com carne selvagem acompanhados de almôndegas, molho e couve roxa são muito típicos no outono.
A culinária da Áustria é muito pesada mas gostosa. Há ainda muitos pratos diversificados, também de influência italiana, chinesa, etc......
Na Áustria os doces são feitos principalmente de farinha e são muitos. Tem doces com nozes, chocolate, requeijão e frutas.

Venha à Áustria para saborear os nossos deliciosos pratos típicos!

AUSTR(AL)IA



por Karina Umdasch

Muitos se confundem, mas a Áustria é um país onde não vivem cangurus. Pelo contrário,
na Áustria há muitas vacas e veados. Tem também espécies de animais que estão em risco como as camurças e os ursos pardos. As águias não existem só num brasão mas também na realidade. O edelvais e a genciana estão também em risco e são dois emblemas nacionais.

A Áustria é mais densamente povoado do que a Austrália mas é menor. A Áustria fica na Europa Central ao passo que a Austrália é um continente inteiro circundado pelo mar. A Áustria não é circundada de mar mas tem muitos lagos onde se pode tomar banho. Possui ainda muitas montanhas onde se pode praticar muitos esportes, como por exemplo, fazer caminhadas, escalar e ainda muito mais importante: esquiar. O esqui é o esporte nacional austríaco.
Na Áustria fala-se o alemão e na Austrália fala-se o inglês. A maioria da população é católica tanto na Áustria e como na Austrália - mas é mais manifestado em suas tradições na Áustria.

A Áustria é a terra de muitos compositores famosos como Wolfgang Amadeus Mozart, Joseph Haydn, Franz Schubert, Anton Bruckner,
Johann Strauß (filho)- o rei da valsa, etc. Hoje temos outras personalidades famosas como os esquiadores Hermann Maier e Benjamin Raich.

A cozinha é muito diferente da cozinha da Austrália. As delícias austríacas são, por exemplo, a “Sacher Torte” (uma torta de duas camadas de massa de
chocolate com uma pequena camada de compota de alperce no meio e uma cobertura de chocolate negro) , a “Linzer Torte” (uma torta com compota de groselha), o “Apfelstrudel”, o “Kaiserschmarrn” (espécie depanqueca frita e rasgada, feita na frigideira), os“Buchteln” (bolinhos de levedura recheados com compota de ameixas), os“Mohnnudeln” (massa de batatas como gnocchi e enroladas na manteiga e na papoula) , o “Salzburger Nockerl” (são compostos principalmente de ar envolvido numa leve casca de açúcar, ovo e muito pouca farinha),os “Knödel” (bolinhos ou tipo de nhoque), o “Wiener Schnitzel” (escalope de porco à milanesa), e muitas outras delícias.
Os austríacos não compreendem como se pode confundir a Áustria e a Austrália.
São países muitos diferentes!