15 abril 2013

Os „Stierwascher“ de Salzburgo


por Verena Wagner

Antigamente em Salzburgo haviam muitos guerreiros inimigos. Lá havia muitos muros que defendiam os habitantes de Salzburgo contra os inimigos. Por isso, esses guerreiros procuraram por uma solução: Cercaram a cidade porque queriam que os habitantes passassem fome para que morressem por falta de alimentos. Assim ninguém dos arredores de Salzburgo pôde trazer a comida.

Os habitantes pensaram numa solução. O comandante da cidade decidiu que toda a gente tinha de jejuar. Alguns dias mais tarde eles haviam comido quase todos os touros. Mas apesar disso restava ainda um touro que eles ainda não tinham comido. O touro era marrom malhado e gordo. De repente o comandante da cidade teve uma ideia muito boa. No dia seguinte bem cedo os habitantes prenderam o touro na muralha da cidade para mostrá-lo aos inimigos e assim provar deque não passavam fome. Na noite seguinte pintaram de novo o seu único touro com a cor branca. Na manhã seguinte, eles exibiram outra vez o touro aos inimigos.

Na terceira manhã o touro, pintado de preto, estava na muralha da cidade quando os inimigos viram-no. Os inimigos não creram no que viram, porque accreditavam que os habitantes ainda tinham muitos touros para comer. Numa noite escura, os guerreiros inimigos retiraram-se em segredo da cidade. Na cidade todos estavam felizes porque eles voltavam a ser livres. Os habitantes lavaram o touro no rio Salzach e por isso este fato foi chamado de “Stierwascher”.

Curso de Português 2

Eu não sou daqui, sou da...

por Martina Rahsepar-Hashemi

   O meu país não é a Austria, eu não sou austríaca. Eu nasci na República Checa. O meu país é pequeno mas muito interessante. A sua capital se chama Praga. A República Checa é conhecida por sua história, os conflitos religiosos e a personalidade de Jan Hus. A palavra “robot” vem da língua checa. Os compositores famosos da música clássica como Dvorak e Smetana eram checos. O meu país é também conhecido pela sua cerveja como Pilsner Urquell ou Budweiser, ambas muito deliciosas.

   Durante 40 anos, a Checoslováquia não era livre por causa do comunismo. Criada em 1918, a república jovem e pequena não podia se defender. Em 1968, houve uma invasão de tropas do Pacto de Varsóvia para dar fim às iniciativas de liberalização do regime e criar um “socialismo de rosto humano”. Isto foi durante a “ Primavera de Praga”. Em 1989 o país recuperou sua liberdade e em 1993, a República Checa, separou-se da Eslováquia.
   Eu estou muito orgulhosa de meu país. Este país fez de mim o que eu sou hoje. Todos os acontecimentos positivos e negativos são parte da minha personalidade.
Curso de Português 3