A Fortaleza Hohensalzburg
Chegando a Salzburg, a Fortaleza Hohensalzburg logo chama a atenção do visitante. Situada no topo do Mönchsberg, parece que até hoje está vigiando Salzburg e seus arredores.
Esta imponente fortaleza tem mais de 900 anos de história. As partes mais antigas foram construídas em 1077.
Desde o começo da sua existência, esta construção tem servido de fortaleza a arcebispos e príncipes de Salzburg no combate aos inimigos e também contra a própria população salzburguense.
Durante a Idade Média, Salzburg teve grande importância no domínio da Igreja. Como arcebispado era muito maior que Salzburg hoje, abrangendo grande parte da atual Baviera e Áustria. Mas também em questões econômicas era importante por causa da extração de sal e ouro na região. O sal (Salz) e a fortaleza (Burg) deram nome à cidade. Com o dinheiro do sal e do ouro, a fortaleza foi ampliada e fortificada.
Em 1525, a fortaleza e seus donos viveram os dias mais difíceis da sua história. Os atacantes não eram inimigos estrangeiros, mas mineiros e camponeses que se revoltaram por mais liberdade e contra os altos impostos. A fortaleza foi bloqueada durante 14 semanas, mas não foi tomada e nunca na sua história de mais de 900 anos seria tomada. É nesta época que a Lenda dos Lavadores de Touros de Salzburg tem seu fundo histórico.
No século XVII, a fortaleza foi ampliada e modernizada. Com o perigo das invasões turcas, a Fortaleza Hohensalzburg viu seus últimos dias de importância.
No começo do século XIX, era o fim do principado religioso e Salzburg foi integrada à monarquia austríaca. Durante a monarquia, a fortaleza serviu de quartel até 1861. A partir desta data, é aberta para visitantes. Hoje a Fortaleza Hohensalzburg é, depois do castelo Schönbrunn, o segundo mais visitado ponto turístico da Áustria.
foto de Martin Uhlir
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home