19 dezembro 2006

Natal em São Tomé e Príncipe


por Anna Csilla Banfoldy







Adriano Neto, são-tomense residente em Salzburg há 5 anos conta-nos sobre os costumes natalinos de seu país natal.

Adriano, me conte, quem é que traz os presentes às crianças. É o Papai Noel?
Papai Noel é a figura conhecida para o Natal, mas não é ele que traz os presentes. Desde o começo, as crianças são conscientes que os pais trazem os presentes. Meu própio pai encondia os presentes num quarto.
Mas a figura principal no Natal continua sendo Jesus Cristo e seu nascimento. Em São Tomé é considerado uma festa de Deus e é um ato religioso com a família. Depois dos presentes, normalmente as crianças vão dormir e os adultos visitam a Missa do Galo à meia noite na igreja.

Que tipo de decoração vocês têm no Natal?
Dois, três dias antes do dia 24 de dezembro nos colocamos o presépio em casa. Normalmente os presépios e suas figuras são de barro com o chão de areia. O teto é coberto de folhas de palmeiras.
Nos tempos coloniais posicionavam-se os presépios em frente a casa ou na beira da estrada para serem premiados as três mais bonitas. Hoje em dia, os presépios são e ficam dentro de casa. Há mais ou menos cinco anos atrás, voltou a tradição colonial, em que o governo premia os presépios mais bonitos de um bairro.

Algo mais de decoração natalina? Vocês têm árvore de Natal?
Não propriamente, mas inventa-se com palmeiras e coqueiros, pleridófilas, que são plantas pequenas. Elas são decoradas com lâmpadas coloridas, mas não tão iluminosas por causa da falta de eletricidade em São Tomé.
Além do mais, imagens de Jesus ou de Maria são iluminadas com vela em época de Natal.

O que se come no dia de Natal?
No dia 24 de dezembro há varias possibilidades, mas principalmete come-se carne, pois carne é um luxo em São Tomé. Normalmente preparam carne assada de porco, frango ou pato. A carne é acompanhada com batata portuguesa, “mata-bala” (que é uma espécie de tubérculo), “calulu” (um prato típico de São Tomé à base de legumes, couve, azeite ou óleo de palma) ou banana cozida. O bacalhau também é considerado um peixe caro e pode-se prepará-lo cozido com “Piri-Piri”, um tempero forte típico. De sobremesa, as pessoas preparam bolos, arroz doce ou arroz de Índia, que é semelhante ao arroz doce misturado com milho.

Obrigada, Adriano, pela entrevista!
Eu que agradeço! Um feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos os leitores da Folha de Salzburg!

E você? Como você comemora o seu Natal? Venha compartilhar conosco!