15 abril 2013

Eu não sou daqui, sou da...

por Martina Rahsepar-Hashemi

   O meu país não é a Austria, eu não sou austríaca. Eu nasci na República Checa. O meu país é pequeno mas muito interessante. A sua capital se chama Praga. A República Checa é conhecida por sua história, os conflitos religiosos e a personalidade de Jan Hus. A palavra “robot” vem da língua checa. Os compositores famosos da música clássica como Dvorak e Smetana eram checos. O meu país é também conhecido pela sua cerveja como Pilsner Urquell ou Budweiser, ambas muito deliciosas.

   Durante 40 anos, a Checoslováquia não era livre por causa do comunismo. Criada em 1918, a república jovem e pequena não podia se defender. Em 1968, houve uma invasão de tropas do Pacto de Varsóvia para dar fim às iniciativas de liberalização do regime e criar um “socialismo de rosto humano”. Isto foi durante a “ Primavera de Praga”. Em 1989 o país recuperou sua liberdade e em 1993, a República Checa, separou-se da Eslováquia.
   Eu estou muito orgulhosa de meu país. Este país fez de mim o que eu sou hoje. Todos os acontecimentos positivos e negativos são parte da minha personalidade.
Curso de Português 3